Como ensinar seu time a explorar o potencial do uso de dados para tomar decisões, independentemente da área de formação, especialidade ou afinidade com exatas.

Neste vídeo, você irá descobrir tudo o que é necessário para tornar a sua equipe data-driven.

Ter um time orientado por dados
é primordial para todo bom líder

Segundo pesquisa da Forbes, tomar decisões baseadas em dados está no Top 4 das principais tendências de liderança em 2024.

Pesquisa recente da McKinsey & Co. revelou que o obstáculo mais significativo nas empresas é usar os dados de forma eficaz como alavanca de crescimento.

De acordo com o levantamento “O Futuro do Recrutamento”, na era das inteligências artificiais, a análise de dados revolucionará o processo de recrutamento e seleção.

Você não precisa de um time de estatísticos e cientistas para que sua equipe seja data-driven.

Nossos treinamentos se adaptam às condições do seu time:

Abordamos desde conceitos básicos até níveis avançados, respeitando toda a curva de aprendizado de sua equipe.

Nossos treinamentos irão contribuir consideravelmente para a eliminação da sobrecarga de trabalho do seu time, aprimorando a capacidade de análise e reduzindo o retrabalho.

Caso sua equipe ainda não tenha a organização ideal para ser data-driven, saiba que isso não é um obstáculo. Com nosso treinamento, seu time irá demandar e organizar dados necessários para discutir cada conflito de negócios, acelerando o processo de evolução.

Por que desenvolver o pensamento
orientado por dados no seu time?

Tomada de Decisões Embasada em Evidências: Equipes data-driven baseiam suas decisões em evidências tangíveis e análises sólidas, em vez de intuições subjetivas, reduzindo o risco de escolhas equivocadas.

Identificação de Oportunidades e Desafios: Equipes data-driven conseguem identificar oportunidades de crescimento e desafios de forma proativa, proporcionando uma visão mais completa da situação.

Inovação Contínua: Equipes orientadas por dados têm a capacidade de se adaptar mais facilmente às mudanças no ambiente de negócios, utilizando insights para ajustar as estratégias conforme necessário.

Mas por que usar dados na tomada de decisão do RH?

Interpretação da realidade

É comum nas empresas o RH dizer "deixa que o pessoal de dados resolve o problema". mas só o RH é capaz de incentivar a coleta de dados, e analisar de uma forma humanizada, garantindo a privacidade dos dados e a tomada de decisão estratégica do ponto de vista de pessoas.

Transparência e Ética

Estabelecer princípios éticos relacionados à coleta, análise e uso de dados de pessoas, garantindo que os funcionários compreendam como seus dados serão utilizados, promovendo transparência e construindo confiança.

Produtividade sustentável

Implementar práticas de análise de dados para avaliar o engajamento dos funcionários. Monitorar indicadores como satisfação no trabalho, produtividade e feedback para identificar áreas de melhoria e promover uma cultura de engajamento.

Inclusão e Diversidade

Garantir que a análise de dados de pessoas leve em consideração diversidade e inclusão.

Desenvolvimento de Talentos

Utilizar dados para identificar oportunidades de desenvolvimento de talentos alinhadas à cultura organizacional.

Valores organizacionais

Promover avaliações baseadas em resultados mensuráveis e garantir que os critérios estejam alinhados com os valores e metas organizacionais.

A análise de pessoas veio para ficar!

Grandes empresas valorizam essa competência.
Ter um time data-driven te colocará na vanguarda do mercado.

Confira as experiências de nossos mentorados:

Recrutamento e Seleção Aprimorados

"Com a análise de dados, identifico as melhores fontes de recrutamento. Cada contratação agora é uma escolha embasada em dados, alinhada com nossa cultura e objetivos de produtividade."

Desempenho Elevado com Métricas Precisas

"Usando métricas, consegui personalizar nossas metas e estratégias, resultando em um desempenho notavelmente melhor tanto a nível individual quanto de equipe."

Desenvolvimento de Talentos Personalizado

"Os dados me ajudaram a criar programas de liderança que realmente atendem às necessidades individuais, impulsionando o sucesso de cada membro da equipe."

Engajamento e Retenção

"A análise de dados de engajamento e turnover nos permitiu criar um ambiente onde os funcionários se sentem genuinamente valorizados, aumentando significativamente nossa retenção de talentos."

Clima Organizacional Harmonioso

"Não apenas reagimos a problemas, mas os antecipamos e agimos proativamente graças às nossas pesquisas de clima organizacional baseadas em dados."

Cada um desses depoimentos é um testemunho do poder de combinar habilidades humanas e análise de dados para criar um RH mais eficaz, ético e inclusivo.

Agora que você já entendeu que não precisa de um time de experts em exatas
para dominar habilidades analíticas no mercado, você deve estar se perguntando:

Como tornar meu time verdadeiramente data-driven?

Pode parecer difícil, mas a resposta é mais simples do que você imagina.

Se a ideia de ensinar estatística e programação avançada para seu time fazer análises complexas com enormes
volumes de dados em uma semana lhe parece assustadora, você está certo – é um desafio imenso.

Mas a boa notícia é: seu time não precisa disso para ser eficaz!

O que seu time realmente precisa é um método
passo a passo para tomar decisões embasadas em dados.

E é aqui que o método STANDARD entra em cena:

ESTRATÉGIAS DE ANÁLISES DATA-DRIVEN PARA O RH DISRUPTIVO

STANDARD é o modelo padrão da numera para soluções data-driven em temas de RH.
Tudo o que seu time precisa saber para tomar decisões a partir de dados está nesse modelo:

Mindset Data-driven

Como pensar de modo data-driven;

Alinhamento com os objetivos estratégicos;

Garantia de alinhamento ético e legal.

Estratégia de Análise

A função da análise no processo;

Encomenda e posterior realização das análises que te permitem diagnosticar o problema;

Interpretação precisa.

Comunicação Impactante
e Ação Direcionada

Apresentações impactante para as partes interessadas;

Tomar decisões com base em dados;

Implementação ou influenciar as mudanças e ajustes necessários com base nas descobertas.

Ao aplicar o STANDARD, seu time

Confira abaixo, as experiências de nossos mentorados

Giovani Buchelt é co-fundador da Numera, empresa pioneira no Brasil em consultoria, tecnologia e treinamentos em People Analytics. Tem mais de 15 anos de experiência em consultoria empresarial, acumulados como Diretor de Consultoria e de Produtos na Numera, e na Big 4 Deloitte e Ernst & Young. Fealizou projetos em grandes empresas nacionais e multinacionais, como JBS, Hotmart, Novo Nordisk, Grupo Energisa, Santander e Via Varejo.

Raissa Damasceno é doutora em psicometria pela Universidade de Brasília (UnB) com estágio doutoral na Western University, Canadá. Mestre em Psicologia Organizacional e autora de capítulos sobre Análise de dados no R, Construção de instrumentos, Análise de Redes psicométricas, Análise Exploratória de dados, Mensuração de produtividade, planejamento da força de trabalho e outros. Responsável por construir treinamentos para grandes empresas nacionais e multinacionais. Atualmente é a Head de treinamento da Numera.

Bianca Cata Preta é doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Participou como consultora no Comitê UFPel de Enfrentamento à Pandemia COVID19, liderando o projeto de comunicação de conteúdo técnico para comunidade científica e público geral. Já colaborou em projetos com organizações internacionais como Organização Mundial de Saúde e Unicef. Atualmente é professora na UFPR e Instrutora de People Analytics na Numera.

FAQ

Com certeza. Nenhum dos nossos treinamentos exige conhecimento prévio de estatística.
Sim, sua equipe conseguirá rever a análise dos dados que são feitos na sua empresa e propor novas análises. Caso a sua empresa não tenha nenhuma análise, você conseguirá dar início a uma estratégia logo após o treinamento.
Sim, uma das coisas que ensinamos em nossos treinamentos é como fazer a coleta de dados corretamente e como planejar o que precisa ser feito com os dados para que sejam transformados em informações relevantes.
Sua equipe terá conhecimento para aplicar novas estratégias analíticas imediatamente.
Com certeza. Nossos treinamentos foram feitos para que todo e qualquer aluno e aluna consiga ultrapassar barreiras e crenças limitantes sobre números.

Numera People Analytics. 2023

CNPJ: 26.222.585/0001-88

Todos os Direitos Reservados. 2023

plugins premium WordPress

Saiba mais detalhes!

Preencha com seus dados e entraremos em contato para marcar uma reunião com nossos consultores