Entrevista de desligamento
Com a entrevista de desligamento da numera, a sua empresa terá maior valor ao entender quais são os motivos de evasão de colaboradores, sendo esse o jeito mais fácil e econômico.
VEJA ALGUMAS EMPRESAS QUE JÁ CONTRATARAM A NUMERA PARA SUPORTÁ-LAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE NEGÓCIOS USANDO UMA ABORDAGEM ANALÍTICA
MINIMIZE O TRABALHO, REDUZA VIÉSES E AUMENTE A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO
Reduza signitivativamente os viéses
O nosso roteiro de entrevista é semiestruturado e a nossa equipe é especializada e treinada para abordar os temas de forma neutra e com método. Com isso, os dados coletados são mais íntegros e com menos influência de vieses do entrevistador.
Aumente significativamente a taxa de adesão
Entrevistas realizadas por uma empresa terceira permitem que os ex-colaboradores sintam maior segurança em compartilhar informações, pois sabem que as informações não serão compartilhadas de forma identificável.
Economize tempo e dinheiro
O processo todo fica com a numera, contato com ex- colaboradores, agendamento de entrevistas, coleta de dados de desligados, entrevistas e surveys com ativos, análise e comunicação de resultados. O custo para realizar essas atividades internamente é maior que contratar a numera.
Insigths profundos, mas fáceis de entender
Os resultados são apresentados em dois canais: dashboard com atualização mensal e reuniões periódicas com stakeholders.
Customização para o seu negócio
O aprendizado das entrevistas e as discussões de resultados com stakeholders fazem com que novas hipóteses sejam criadas, possibilitando novas linhas de investigação, adaptando o roteiro de entrevista para o contexto da empresa.
INSIGHTS DE VALOR DE FORMA DESCOMPLICADA
DASHBOARD
No dashboard é possível acompanhar mensalmente a evolução das motivações de saída, o tempo médio de deliberação para a pessoa pedir a demissão e dados de performance do processo, como a adesão de respondentes.
COMITÊS DE DISCUSSÃO DE RESULTADOS
Os comitês ocorrem mensalmente e neles discutimos os resultados de maneira mais profunda. Nesses eventos é comum surgirem hipóteses sobre evasão que se transformam em tópicos incluídos nas entrevistas com desligados.
COMO FUNCIONA:
O principal objetivo dessa iniciativa é descrever o perfil de evasão da empresa:
Uma descrição prática e objetiva dos motivos que levaram grupos de pessoas a pedirem desligamento.
Ao longo do tempo descobrimos que não basta prover as caraterísticas demográficas de quem sai, é preciso descrever também o “porquê” da saída.
Saber a motivação de saída dos colaboradores da sua empresa possibilitará a construção de planos de ação efetivos com maior probabilidade de atenuar o problema de evasão.
De forma complementar, com base nas características da evasão, é possível implementar o modelo de avaliação de risco de saída para os colaboradores ativos.
Os insights desse modelo possibilitam criar planos de retenção específicos para cada área de negócio, e com foco na redução dos fatores que agem como motivação de saída.
Desenvolvemos um roteiro de entrevista semiestruturado que serve de guia para a conversa e também para que haja uma padronização na coleta de dados. O roteiro é adaptativo, de forma que dependendo da motivação da evasão, perguntas específicas de aprofundamento são apresentadas. Esse método é fruto de uma ampla pesquisa e de testes conduzidos pelo nosso time. Todos os entrevistadores são especialistas e treinados com a nossa metodologia.
Com base em um modelo de análise desenvolvido pela numera, conseguimos estimar o risco de evasão dos colaboradores ativos.
Essa informação é apresentada por área, com insights úteis para os gestores entenderem as características mais relevantes e específicas dos grupos evasores.
Empregamos um roteiro e abordagem similar à entrevista de desligamento para capturar dados com colaboradores ativos.
Com base nas características de evasão dos colaboradores, desenvolvemos um questionário que aplicamos aos colaboradores ativos. Ele serve para avaliar o quanto os ativos apresentam características similares às pessoas que pediram demissão.
Com base em um modelo de análise desenvolvido pela numera, conseguimos estimar o risco de evasão dos colaboradores ativos.
Essa informação é apresentada por área e com informações úteis para os gestores implementarem planos de atenuação dos fatores que motivam evasão dos colaboradores da empresa.
FAQ
Entramos em contato via email e whatsapp para agendarmos a entrevista que normalmente é realizada via ligação telefônica em um dia e horário disponibilizado pelo entrevistado.
A equipe da numera é integrada ao offboarding da empresa. Assim que o colaborador pede desligamento, ele é informado sobre a entrevista e autoriza o compartilhamento dos dados.
Sim. Entramos em contato com todos os colaboradores que pediram desligamento da área escopo do projeto.
É uma entrevista semiestruturada com o objetivo de extrair do colaborador os motivos que contribuíram para o pedido de desligamento. Nossa equipe é altamente treinada para conduzir a entrevista de forma neutra e para deixar o entrevistado à vontade para poder trazer todos os pontos relevantes.
Atualmente estamos com uma taxa de 60% de adesão. É válido ressaltar que quanto mais rápido recebermos a informação do desligamento, maior é a taxa de adesão. Por isso é de extrema importância a integração do time da numera no processo de offboarding do colaborador.
O projeto começa em média 1 semana após o recebimento da base de dados. Após isso, começamos a etapa de entendimento de negócio. As entrevistas de desligamento começam, em média, após 1 mês. Sendo que começamos as entrevistas com os desligados voluntários dos últimos 2 meses. Enquanto isso, vamos desenhando o processo de offboarding junto ao cliente para que o processo seja realizado de forma fluida e possamos receber as informações de desligamento o quanto antes, contribuindo para uma maior taxa de adesão.
Atualmente nossa equipe realiza entrevistas em português, inglês e espanhol.
Tire as suas dúvidas
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Entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer falar com você!